quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Livro x filme

Adoro ler livros que tem versões cinematográficas. O caminho que sempre faço é ler o livro e depois ver o filme. E na grande maioria dos casos o filme deixa muito a desejar. Mas continuo correndo na primeira livraria assim que vejo um trailler de algum filme baseado em algum livro que vale a pena. Nos últimos dias vivi dois exemplos que são uma exceção a este padrão.

O primeiro caso é sobre o filme Ensaio sobre a cegueira. O livro, que li a alguns meses atrás, é belíssimo. Não esperava um filme ruim, mas fui ver o filme achando que ia me decepcionar já que gostei muito do livro. No entanto, não foi isso que aconteceu. O filme é também muito bom. Nunca imaginei que a história contada pelo Saramago ficaria tão boa na tela grande. Claro que acho que algumas coisas poderiam ter sido feitas de maneira diferente, que alguns trechos que me chamaram atenção no livro passaram despercebidos no filme, mas isso não diminui em nada a beleza do filme. Cada vez me convenço mais de que o Fernando Meireles é um excelente diretor.

Outra boa surpresa que tive foi o livro “Um Grande Garoto” do Nick Hornby, já citado nesse blog algumas vezes. Já havia visto o filme mais de uma vez quando ganhei o livro e geralmente, quando isso ocorre, costumo não dar muito conta de ler o livro. Nesse caso, no entanto, isso não aconteceu. Claro que os personagens tinham a mesma cara dos atores que os representaram no filme, mas me diverti muito lendo o livro. Mesmo já sabendo como a história ia terminar... E não é que a história nem terminou como termina o filme!

Agora vou pensar duas vezes antes de desistir de ler um livro porque já vi o filme. E quando for ver um filme que já li o livro vou dar uma chance... Quem sabe não tenho outras boas surpresas por aí?